Início » Um filtro de qualidade vai evitar problemas!

Um filtro de qualidade vai evitar problemas!

Um filtro de qualidade vai evitar problemas!

As especificações de cada sistema cromatográfico de alta e ultra eficiência variam de fabricante para fabricante, mas em linhas gerais é possível dizer que os diâmetros internos das tubulações e das válvulas que gerenciam o caminho fluídico dentro do injetor para conduzir a amostra até a coluna, irão entupir caso as amostras não passem por filtros de seringa 0,45µm para sistema HPLC e de 0,22µm para sistemas de UPLC. Um filtro de qualidade vai evitar problemas!

Seguindo a linha de raciocínio de partículas percorrendo o sistema, caso não ocorra o entupimento do sistema de injeção, será inevitável o entupimento da coluna cromatográfica já que na entrada de toda coluna há um filtro de metal de 0,5µm em colunas de HPLC e de 0,2µm em colunas de UPLC.

Caso ocorra um entupimento, certamente será necessária a manutenção do sistema com a possível substituição de peças/colunas, o que tem um custo elevado. A intensificação de cuidados com o sistema minimizará essas manutenções.

A Matrix LCMS tem o filtro ideal para sua análise. Consulte nossa equipe e tenha a melhor experiência cromatográfica com a gente!

Nosso Whatsapp em um clique!

Via de regra a identificação do problema causado por movimento de partículas em sistemas cromatográficos é o aumento de pressão do equipamento, já que, as partículas irão causar uma obstrução da passagem da fase móvel e isso irá gerar o registro de pressão cada vez maior no LC.

Em alguns casos, o entupimento é severo ao ponto da pressão do sistema exceder o limite indicado via software e o sistema cromatográfico desarma (para o bombeamento) para evitar danos maiores de peças e até mesmo da própria coluna cromatográfica.

Existem ainda casos mais específicos, em que o problema relacionado a movimento de partículas no injetor pode causar um entupimento na entrada da agulha e quando isso acontece o injetor não conseguirá realizar o carregamento das amostras como o desejado, ou seja, haverá um bloqueio entre a amostra e a seringa causando a inibição do volume desejado de injeção. Esse caso gera uma falha no volume de injeção desejado e como consequência o analista observará cromatogramas sem os picos esperados ou resultados de análises sem precisão, exatidão e linearidade.

Um filtro de qualidade e adequado para suas amostras é o ideal para prevenir esses erros.

A Matrix LCMS oferece uma variedade de filtros que certamente atenderão suas necessidades.

MATRIX LCMS – A melhor experiência para o seu laboratório 

Baixe nosso catálogo atualizado.

Fale com um consultor especializado via Whatsapp

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades: Instagram | Facebook | Linkedin

Conheça os melhores equipamento de cromatografia líquida | espectrometria de massas | análises térmicas

Leia também nossos artigos sobre:

  1. Micropipetas
  2. Tubos Falcon
  3. Banho Ultrassônico
  4. Controle de contaminantes para LC e LCMS
  5. Cuidados com solventes na cromatografia líquida
  6. A ciência da separação redefinida novamente
  7. Contaminantes X Vidraria de laboratório
  8. HPLC ou CLAE – Cromatografia Líquida de Alta Eficiência